segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Noção de Grupo


No entender de muitos sociólogos um grupo é:

Um conjunto de pessoas que têm uma meta a atingir e se põem de acordo sobre o modo de se organizarem, os meios que utilizam e o papel ou responsabilidades de cada um.

No meu entender um grupo poderá ser:

Um conjunto de amigos que têm em comum interesses, valores, maneiras de ser e que sobretudo tentam compreender-se e entender-se mutuamente sem questionar o porquê, para quê...
    Para se viver em grupo é necessário união e amizade entre todos os seus componentes. Quando há uma união perfeita cada um está atento aos outros, deve esquecer-se do seu egoísmo e lembrar-se de que entre eles pode existir alguém que pode estar necessitado da sua ajuda.

    Exemplos de grupos:


       Esta imagem representa a união de uma equipa de futebol que também é um grupo!!!


                 Este é um grupo de trabalho que pelo que parece estão num laboratório!



                         Este é outro exemplo que representa alunos num grupo de trabalho!

    Dentro de um grupo tem de se ter a noção do que é um projecto:

    O projecto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projectos e as operações diferem, principalmente, no facto de que os projectos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas. Os projectos são normalmente autorizados como resultado de uma ou mais considerações estratégicas. Estas podem ser uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente, avanço tecnológico ou requisito legal.
    As principais características dos projectos são que eles são:
    • temporários, possuem um início e um fim definidos.
    • planeados, executado e controlado.
    • entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos.
    • desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração progressiva.
    • realizados por pessoas.
    • com recursos limitados.
    Etapas de um trabalho projecto:


    Este é um slide de etapas de um Trabalho de Projecto!

    sexta-feira, 12 de novembro de 2010

    História 2: Sorte Grande!

    A grande notícia acabou de chegar ao meu correio electrónico, fui eu o escolhido entre um milhão de outros meninos, para ganhar a consola de jogos com que sempre sonhei! E é tão simples basta clicar onde diz "Aceito o prémio". Então assim foi, com um simples clique no "Aceito o prémio" veio logo de seguida um e-mail com a localização para eu a ir buscar.
    Lá ia eu todo contente, pois não é todos os dias que se recebe uma consola! 
    Quando cheguei lá estava uma carrinha de gelados e pelo caminho até à carrinha estavam setas a guiarem-me para a consola.
    Fui indo com o meu pai até à porta da carrinha. Fui eu o 1º a entrar. Mal eu entrei, um homem encapuçado agarrou-me e o outro fechou a porta antes do meu pai poder entrar.
    A carrinha arrancou em alta velocidade sem o meu pai ter hipóteses de fazer alguma coisa. Acho que nunca chorei tanto na minha vida. 
    Algumas horas depois o meu pai recebeu um telefonema, a dizer que eu estava bem, por enquanto.O que era preciso para ele me reaver era 1,5 milhões de euros.
    E assim foi o meu pai com muito custo conseguiu arranjar o dinheiro.
    Depois disto correu tudo bem mas eu sei que tive muita sorte porque no telejornal aparece milhões de crianças desaparecidas.
    Contudo aprendi que nunca mais devo acreditar no que me dizem através da Internet e outros meios de comunicação que não sejam de confiança.
    Não te iludas!!!!